Hemoal realiza coleta externa em Arapiraca nesta quinta-feira, com restrições para doadores de Chagas, Aids e sífilis.

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está realizando mais uma coleta externa de sangue nesta quinta-feira, 29 de fevereiro, no Largo Dom Fernando Gomes, localizado no Centro de Arapiraca. A ação itinerante acontece ao longo do dia, das 8h às 12h e das 13h às 16h, com o objetivo de facilitar o acesso dos voluntários interessados em doar sangue.

Segundo informações do Ministério da Saúde, para ser um doador de sangue é necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos. Além disso, é importante que o voluntário não tenha consumido alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

Durante o processo de doação, é imprescindível apresentar um documento de identificação com foto. No entanto, pessoas que sofrem de doença de Chagas, Aids e sífilis não podem realizar a doação, assim como aqueles que tiveram hepatite após os 11 anos de idade.

Piercings, tatuagens, maquiagem definitiva ou micropigmentação são questões que também impedem a doação de sangue, com um prazo de proibição de um ano após a realização desses procedimentos. Além disso, é importante ressaltar que a ingestão de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas antes da doação também é motivo para impedimento.

A coleta externa realizada pelo Hemoal tem como objetivo garantir o abastecimento adequado de sangue para atender às demandas dos hospitais e pacientes que necessitam de transfusões. Por isso, a participação dos voluntários é de extrema importância para a manutenção dos estoques de sangue e a continuidade dos tratamentos médicos.

Assim, eventos como este são essenciais para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue e incentivar a solidariedade entre os cidadãos de Arapiraca e região. A colaboração de todos é fundamental para salvar vidas e contribuir com a saúde e bem-estar da comunidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo