Lançamento do e-book “Os primeiros cem dias de atividades pedagógicas na educação infantil” reúne educadores em Alagoas.

No dia 29 de fevereiro de 2024, a Primeira Infância lançou o e-book “Os primeiros cem dias de atividades pedagógicas na educação infantil”, em um evento que reuniu cerca de 200 profissionais da educação dos municípios alagoanos. A palestra de abertura, intitulada “A importância do acolhimento na Educação Infantil”, foi ministrada por Alessandra Soares, especialista em Arte-Educação e pós-graduanda em Educação Infantil. O evento contou com a participação de 188 profissionais das secretarias municipais de Educação, além de secretários e outros participantes.

Durante sua apresentação, Alessandra destacou a importância do acolhimento não apenas nos primeiros dias de adaptação da criança à escola, mas como uma prática contínua de todo educador da primeira infância. Ela ressaltou que o acolhimento vai além do momento inicial e envolve postura, respeito, discurso e organização do ambiente escolar. Segundo a palestrante, a linguagem do acolhimento influencia diretamente na segurança afetiva da criança, promovendo confiança, respeito e diálogo.

Marcia Susana Gonçalves, gerente de Educação do Cria, enfatizou que o e-book apresenta a trajetória da política nacional como base para o entendimento da política estadual voltada para a primeira infância. O material propõe ações que abrangem desde o planejamento até a avaliação, priorizando a gestão e as necessidades dos primeiros cem dias de atividades pedagógicas. Marcia destacou que esse período é crucial para a formação dos profissionais, o acolhimento das crianças e de suas famílias.

Alessandra, com mais de 20 anos de experiência na educação, tem se dedicado à formação de professores de Educação Infantil em todo o Brasil. Sua atuação como formadora e criadora de conteúdos para professores tem impactado positivamente a educação na primeira infância. O e-book lançado durante o evento marca um importante passo na promoção de boas práticas pedagógicas na educação infantil e reforça o compromisso da Primeira Infância em oferecer suporte e recursos para os profissionais da área.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo