Produção brasileira de petróleo e gás natural atinge 4,487 milhões de boe/d em janeiro, com destaque para região do pré-sal.

A produção de petróleo e gás natural no Brasil tem se mantido em números expressivos, apesar das oscilações mensais. No mês de janeiro deste ano, o país atingiu a marca de 4,487 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), sendo 3,519 milhões de barris diários de petróleo e 153,93 milhões de metros cúbicos diários de gás natural.

Apesar da queda de 1,8% na produção de petróleo em comparação com o mês anterior, houve um aumento significativo de 7,5% em relação ao mesmo período de 2023. Já a produção de gás natural teve uma redução de 1,7% em relação a dezembro, porém registrou um crescimento de 7,6% em comparação com janeiro de 2023.

Os dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) revelam que a região do pré-sal foi responsável por 75,5% da produção brasileira, totalizando 3,389 milhões de boe/d. Apesar da redução de 2,8% em relação ao mês anterior, a produção no pré-sal apresentou um aumento de 7% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Durante o mês de janeiro, a queima de gás natural também teve um aumento significativo, chegando a 4,55 milhões de metros cúbicos diários. Esse crescimento está associado ao início da operação da FPSO Sepetiba no Campo de Mero, o que resultou em um incremento na queima de 33,9% em relação ao mês anterior e de 13% em comparação com janeiro de 2023.

Os campos marítimos se destacaram na produção de petróleo e gás natural, respondendo por 97,5% e 84% da produção total, respectivamente. O campo de Tupi, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, foi o maior produtor em janeiro, registrando 751,31 mil barris diários de petróleo e 37,09 milhões de metros cúbicos diários de gás natural. A FPSO Guanabara, situada na jazida compartilhada de Mero, foi a instalação com maior produção de petróleo e gás natural, contribuindo com 179.144 barris diários de petróleo e 11,47 milhões de metros cúbicos diários de gás.

Em resumo, os dados da produção de petróleo e gás natural no Brasil em janeiro mostram a importância e o potencial do país nesse setor, apesar dos desafios enfrentados pelo mercado global de energia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo