Projeto de Lei garante reteste gratuito de direção para beneficiários do Cadastro Único no Detran, com limite de três provas.

Projeto de Lei propõe reteste gratuito para beneficiários do Cadastro Único

O Projeto de Lei 3329/23, de autoria do deputado licenciado Jeferson Rodrigues (Republicanos-GO), está em análise na Câmara dos Deputados e busca garantir que os beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, conhecido como Cadúnico, tenham o direito a realizar um reteste gratuito no exame de direção do Detran.

Segundo o texto do projeto, o processo de obtenção da habilitação é fundamental para a mobilidade e integração social das pessoas, e é justo que aqueles em situação de vulnerabilidade econômica tenham uma segunda chance sem custos adicionais. A proposta visa facilitar o acesso à carteira de motorista para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras.

Entre as regras estabelecidas pelo PL 3329/23 estão a limitação do direito ao reteste gratuito a até três provas, além da primeira tentativa realizada, e a necessidade do interessado comprovar a condição de beneficiário do Cadúnico por meio de uma declaração atualizada do cadastro. Além disso, o Detran deverá divulgar as regras para solicitação dos retestes gratuitos.

O projeto seguirá tramitação nas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, em caráter conclusivo. A proposta visa garantir mais oportunidades para aqueles que mais precisam, contribuindo para a inclusão e a igualdade de acesso aos serviços de habilitação no país.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar melhores condições para a obtenção da carteira de motorista, especialmente para os mais necessitados, e promover a igualdade de oportunidades no acesso aos serviços de trânsito. Agora, cabe aos parlamentares avaliarem e debaterem a proposta para que ela possa se tornar lei e beneficiar aqueles que mais precisam.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo