Secretaria Municipal de Educação de Maceió apresenta ações para solucionar problemas na rede pública em reunião com o Ministério Público.

Na última quarta-feira (28), a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) apresentou ao Ministério Público de Alagoas (MPAL) um plano para solucionar os problemas crônicos de infraestrutura e outras questões na rede pública de ensino. A reunião contou com a presença da secretária municipal de Educação, Jó Pereira, e do secretário do Gabinete Civil da Prefeitura de Maceió, Felipe Lins, que foram recebidos pelos promotores de Justiça Gustavo Arns e Lucas Sachsida.

Durante o encontro, ficou acertado que no dia 15 de março o Município irá detalhar o cronograma de ações da Semed, que serão monitoradas pelo Ministério Público. Jó Pereira destacou os avanços significativos na Educação em Maceió, como a ampliação do número de vagas na Educação Infantil, que passou de 5 mil em 2021 para 11 mil em 2023, com previsão de chegar a 20 mil até o final deste ano. Além disso, a educação em tempo integral também teve um aumento significativo, passando de 2.300 matrículas no ano passado para 5 mil no primeiro semestre de 2024.

Para resolver a carência de profissionais na rede de ensino, a Semed realizou um Processo Seletivo Simplificado (PSS) e homologou a convocação de quase 800 profissionais. A Jornada Pedagógica 2024, que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de março, também foi mencionada como um investimento na formação dos profissionais da rede municipal de ensino.

A secretária também abordou a aquisição de fardamento completo para os mais de 55 mil estudantes da rede pública, além das ações para melhorias na infraestrutura das escolas. Jó Pereira ressaltou que a Semed tem um cronograma anual de manutenções programadas para enfrentar os problemas estruturais nos prédios escolares.

Quanto à climatização das unidades escolares, a secretária informou que um projeto de requalificação elétrica está em andamento para garantir que todas as escolas estejam climatizadas até o final de 2024. Atualmente, algumas unidades já estão totalmente climatizadas, e a Semed continua trabalhando para equipar todas as escolas com ar-condicionado.

Em resumo, a Semed está focada em resolver os desafios históricos da educação em Maceió, com investimentos em infraestrutura, formação profissional e melhorias para os estudantes e profissionais da rede pública de ensino. O Ministério Público foi informado sobre todos os avanços e está acompanhando de perto as ações da Secretaria Municipal de Educação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo