Situação precária das escolas no Rio Grande do Norte preocupa senador Styvenson Valentim e impacta a segurança pública no estado.

O senador Styvenson Valentim, do Podemos do Rio Grande do Norte, fez duras críticas à situação precária das escolas e à ineficiência das políticas públicas de educação no estado. Em seu pronunciamento no Plenário nesta sexta-feira (1º), o senador ressaltou o fechamento de 18 escolas no interior do estado, ao mesmo tempo que o governo destinou recursos para o ensino técnico.

O senador destacou que as escolas do Rio Grande do Norte estão há décadas sem passar por reformas, apesar da existência de recursos disponíveis. Segundo Styvenson, o governo estadual construiu dez institutos técnicos, enquanto quase 600 escolas necessitam de melhorias estruturais básicas, como reformas de banheiros e refeitórios.

Além disso, o senador criticou a contratação de professores temporários para substituir os concursados que pedem transferência para outros órgãos, o que resulta em um aumento dos gastos públicos. Segundo ele, a folha de pagamento já ultrapassa R$ 1 bilhão, com R$ 1,4 bilhão disponíveis para cobrir esses custos.

Styvenson também ressaltou a relação entre a crise na educação e a segurança pública, apontando que a falta de investimento na educação pode levar ao agravamento da criminalidade. Ele enfatizou a falta de estrutura nos presídios brasileiros, especialmente após a recente fuga de detentos de uma penitenciária de segurança máxima em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

O senador finalizou seu pronunciamento criticando o uso de recursos públicos em operações de busca aos foragidos, afirmando que esses recursos poderiam ser melhor aplicados na educação. A situação da educação e da segurança pública no estado foram alvos das duras críticas do senador Styvenson Valentim.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo