Governo de Alagoas promove Dia D de Combate à Dengue para conscientizar população sobre prevenção da doença

No último sábado (2), o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), promoveu o Dia D de Combate à Dengue, a fim de conscientizar a população alagoana sobre a importância da prevenção da doença. O evento educativo aconteceu na Avenida da Paz, no bairro Jaraguá, em Maceió, e contou com a participação de diversas autoridades da área da saúde, como o secretário da Sesau, Gustavo Pontes de Miranda.

A iniciativa faz parte de uma ação coordenada em todos os 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, com o objetivo de conter o aumento dos casos de dengue no país. Até o momento, o Brasil já registrou mais de 991.000 casos suspeitos da doença, com mais de 200 óbitos confirmados.

No entanto, Alagoas tem apresentado uma situação epidemiológica mais controlada, com apenas 357 casos de dengue registrados nos dois primeiros meses do ano e nenhum óbito. Mesmo assim, é fundamental que a população se mantenha vigilante e adote medidas preventivas, a fim de evitar surtos da doença.

Durante o Dia D de Combate à Dengue, voluntários e profissionais de saúde distribuíram panfletos educativos e abordaram pedestres, motociclistas e motoristas, ressaltando a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Além disso, uma tenda foi montada para mostrar à população o ciclo de desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue.

O secretário de Vigilância em Saúde, Marcos Holanda, enfatizou a importância de procurar uma Unidade Básica de Saúde em caso de suspeita da doença e destacou a necessidade de colaboração da população no combate ao mosquito. Ele ressaltou também a importância da hidratação constante e dos cuidados ao apresentar os sintomas característicos da dengue.

O evento contou com a participação de diversas autoridades da área da saúde, reforçando a importância do combate à dengue e da conscientização da população alagoana. A ação educativa teve como objetivo principal alertar sobre os riscos da doença e incentivar a adoção de medidas preventivas por parte da comunidade local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo