10 milhões de brasileiros têm HPV, vírus ligado ao câncer genital, verrugas e outros tipos de câncer; especialistas alertam para vacinação

No Brasil, mais de 10 milhões de pessoas estão atualmente infectadas pelo papilomavírus humano, o HPV. A cada ano, surgem aproximadamente 700 mil novos casos dessa infecção no país, que é transmitida principalmente através de relações sexuais. O HPV é reconhecido como a principal causa de câncer de colo de útero, além de estar associado a outros tipos de câncer em homens e mulheres, bem como ao aparecimento de verrugas genitais e anais.

No Dia Mundial de Conscientização sobre o HPV, celebrado em 4 de março, especialistas ressaltam a importância da prevenção e da detecção precoce da infecção para diminuir os danos causados pelo vírus. A vacina é considerada a principal forma de prevenir a infecção por HPV, segundo Luiz Augusto Maltoni, cirurgião oncológico e diretor executivo da Fundação do Câncer.

Maltoni destaca a eficácia da vacina, principalmente contra os tipos cancerígenos do HPV, e incentiva a imunização de todos os jovens e adolescentes entre 9 e 14 anos. Ele faz questão de ressaltar que a vacina está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) e deve ser aplicada em qualquer posto de saúde. Além disso, grupos específicos, como portadores do HIV/Aids, pacientes com câncer e pessoas imunossuprimidas, também podem se beneficiar da vacinação.

Apesar da importância da vacinação contra o HPV, a cobertura vacinal no Brasil ainda está abaixo da meta estabelecida pela Organização Mundial de Saúde, que é de 90%. Maltoni aponta o desconhecimento como um dos principais motivos para essa baixa taxa de imunização, ressaltando a necessidade de informar a população sobre a eficácia e segurança da vacina.

Em um momento em que movimentos anti-vacina ganham força, o médico enfatiza a importância da vacinação e dos avanços da ciência na prevenção de doenças. Ele destaca que as vacinas têm salvado milhões de vidas em todo o mundo e que a vacina contra o HPV é segura e eficaz na proteção contra o vírus.

No Brasil, a vacina contra o HPV está disponível nos postos de saúde para meninas e meninos entre 9 e 14 anos, sendo necessário seguir o esquema de imunização com duas doses. A conscientização e a promoção da vacinação são fundamentais para combater a propagação do vírus e reduzir os casos de câncer relacionados ao HPV.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo