Aumento na inadimplência atinge 72 milhões de brasileiros: desemprego e redução de renda são principais motivos, aponta pesquisa da Serasa

No mês de janeiro deste ano, os números de consumidores inadimplentes no país apresentaram um aumento significativo, interrompendo uma sequência de dois meses de queda, de acordo com dados fornecidos pela Serasa. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o número de inadimplentes também registrou um incremento, passando de 70,09 milhões para 72,07 milhões de pessoas endividadas.

O estudo conduzido pela Serasa revela que os principais motivos que levaram à inadimplência nos anos de 2022 e 2023 foram o desemprego e a diminuição da renda. Em 2022, 29% dos devedores citaram o desemprego como causa, enquanto em 2023 esse número caiu para 22%. Já a redução da renda foi apontada por 12% dos inadimplentes em 2022 e por 20% em 2023.

O cartão de crédito se mantém como a principal fonte de dívida entre os inadimplentes, sendo citado por 55% dos endividados no ano passado. A pesquisa também revelou que sete em cada dez brasileiros costumam parcelar suas compras, sendo que 27% optam pelo parcelamento por não possuírem o valor integral para pagamento à vista.

Um dado interessante extraído da pesquisa é que apenas 11% das mulheres das classes C, D e E, e 16% das mulheres das classes A e B, afirmaram estar satisfeitas com suas finanças pessoais. No geral, apenas 12% das faixas C, D e E, e 17% das faixas A e B, declararam estar satisfeitos com a sua situação financeira.

O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, ressaltou a importância de políticas públicas que possam combater o desemprego e a informalidade, além da necessidade de promover a educação financeira, o microcrédito e o crédito responsável para lidar de forma abrangente e sustentável com o problema da inadimplência.

Em um cenário de ampliação do acesso ao microcrédito e ao crédito responsável, bem como de fortalecimento dos mecanismos de proteção do consumidor, é possível vislumbrar a inclusão financeira e a recuperação de crédito como medidas que podem auxiliar na resolução do problema da inadimplência no país. Medidas como a realização de mutirões de renegociação de dívidas, como o Programa Desenrola Brasil, podem ser uma alternativa viável para milhões de brasileiros endividados que buscam soluções para regularizar sua situação financeira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo