Equipe volante do Hemoal realiza coleta externa de sangue em Arapiraca nesta terça-feira na Praça Marque da Silva

Arapiraca recebe equipe volante do Hemoal para coleta externa de sangue

Nesta terça-feira, Arapiraca terá a presença da equipe volante do Hemoal, responsável pela coleta externa de sangue. A ação acontecerá na Praça Marque da Silva, localizada no bairro Centro, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Essa iniciativa é de extrema importância para manter o estoque de sangue abastecido e garantir que hospitais e unidades de saúde possam atender adequadamente seus pacientes.

Além das doações realizadas nos postos fixos do Hemocentro de Alagoas, o Hemoal também promove coletas itinerantes, como essa que acontecerá em Arapiraca. Para ser um doador voluntário de sangue, é necessário estar em boa saúde, ter peso igual ou superior a 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados pelos pais ou responsável legal, com a documentação necessária.

Pessoas que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação devem aguardar 12 meses após o procedimento para poder doar sangue. Aqueles que ingeriram bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas também estão temporariamente impedidos de realizar a doação.

É importante ressaltar que os voluntários devem evitar o consumo de alimentos gordurosos e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação. Mulheres grávidas ou amamentando não podem doar sangue, assim como aqueles que contraíram doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos.

Para repetir a doação, as mulheres devem aguardar um intervalo mínimo de três meses e os homens de dois meses. Essas medidas visam garantir a segurança tanto do doador quanto do receptor. Portanto, quem estiver apto a doar sangue é encorajado a participar desse ato de solidariedade e contribuir para salvar vidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo