Sesau alerta para importância da vacinação completa contra o HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiu um alerta sobre a importância de completar o esquema vacinal contra o Papilomavírus Humano (HPV), visando prevenir doenças como o câncer do colo do útero e de pênis. Segundo especialistas, a vacina contra o HPV é destinada a crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, com um esquema vacinal composto por duas doses.

Neste sentido, a enfermeira do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), Laudicéia Vieira, ressaltou que a vacinação contra o HPV é a estratégia mais eficaz para prevenir a infecção. Ela afirmou que, ao reduzir a chance de doenças causadas pelo vírus, é fundamental que os pais e responsáveis incentivem os adolescentes a completarem o esquema vacinal.

Atualmente, o Ministério da Saúde disponibiliza a vacina quadrivalente contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18 para meninas e meninos com idade entre 9 e 14 anos. Além disso, grupos de pessoas com condições clínicas especiais também podem ser imunizados. Estudos da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) indicam que mais de 90% dos cânceres cérvico uterino, vulvar, peniano, anal e de orofaringe são causados pelo HPV.

A vacinação contra o HPV foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação em 2014 e mais de 100 países no mundo adotaram essa prática. Estudos recentes demonstraram a eficácia da vacina na redução do risco de câncer cérvico uterino e câncer anal em adolescentes vacinados.

O HPV é um grupo de mais de 100 tipos de vírus que podem infectar a pele e mucosas, podendo levar ao desenvolvimento de verrugas genitais e câncer, dependendo do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é sexualmente transmissível e muitas vezes assintomática, podendo permanecer no corpo por meses ou anos sem manifestar sintomas visíveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo