Comissão especial debate impactos das mudanças climáticas no Brasil em audiência pública no Congresso Nacional.

A cidade de São Paulo está enfrentando altas temperaturas nesta terça-feira (5), como mostra a imagem capturada por Paulo Pinto/Agência Brasil. O termômetro marca um dia de muito calor, o que tem preocupado a população e as autoridades locais.

Nesse contexto, a comissão especial sobre desastres naturais irá se reunir para discutir os efeitos das mudanças climáticas no planeta Terra e no território brasileiro. A audiência pública contará com a participação de renomados pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Observatório do Clima e do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, entre outros.

O debate foi solicitado pelo deputado Tarcísio Motta (Psol-RJ) e também apoiado pelas deputadas Fernanda Melchionna (Psol-RS) e Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP). Eles alertam para a frequência e intensidade cada vez maiores de eventos climáticos extremos, que podem resultar em desastres socioambientais com impactos catastróficos, especialmente em regiões vulneráveis.

A audiência pública está agendada para as 14h30 no plenário 4, e promete reunir especialistas e representantes políticos para debater soluções e estratégias de enfrentamento diante das mudanças climáticas. A preocupação com o aquecimento global e suas consequências tem mobilizado diversos setores da sociedade, que buscam alternativas para evitar crises ambientais de grandes proporções.

Diante desse cenário, a discussão sobre a importância da preservação ambiental e ações para mitigar os impactos das mudanças climáticas torna-se essencial. A adoção de medidas sustentáveis e a conscientização da população são fundamentais para garantir um futuro saudável e equilibrado para as gerações futuras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo