Doação de sangue: pessoas que tiveram dengue ou tomaram vacina devem aguardar prazos específicos, alerta Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou recentemente uma nota técnica com orientações sobre a doação de sangue por pessoas que tiveram dengue ou que tomaram a vacina contra a doença. De acordo com a agência, há evidências científicas que comprovam o risco de transmissão da dengue por transfusão sanguínea.

Segundo a Anvisa, quando uma pessoa recebe sangue contaminado com o vírus da dengue, há uma probabilidade de 38% de que ela seja infectada e desenvolva a doença após a transfusão. Por esse motivo, é necessário adotar medidas de precaução para evitar essa situação.

As orientações da Anvisa estabelecem que pessoas que tiveram dengue comum devem aguardar 30 dias após a recuperação completa para poder doar sangue. Já aqueles que tiveram dengue grave devem esperar 180 dias após a recuperação total. Além disso, pessoas que tiveram contato sexual com indivíduos que tiveram dengue nos últimos 30 dias devem aguardar 30 dias após o último contato para realizar a doação.

No caso de pessoas que tomaram a vacina contra a dengue, é necessário esperar 30 dias após a vacinação para poder doar sangue. A Anvisa também ressalta a importância de informar aos serviços de hemoterapia caso seja confirmado o diagnóstico de dengue logo após a doação de sangue, para que medidas adequadas sejam tomadas.

A nota técnica ainda destaca a importância de respeitar o intervalo de pelo menos 6 semanas, e preferencialmente 3 meses, após o término do tratamento com imunoglobulinas ou hemocomponentes contendo imunoglobulinas, como sangue ou plasma, para tomar a vacina contra a dengue. O objetivo é garantir a eficácia da vacinação nesses pacientes.

A Anvisa incentiva a doação de sangue e recomenda que todos os brasileiros verifiquem sua condição de saúde nos serviços de hemoterapia, popularmente conhecidos como bancos de sangue. Doar sangue é uma atitude nobre que pode salvar vidas e contribuir para o bem-estar da sociedade como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo