Hemoal realiza coleta itinerante de sangue na Praça Marques da Silva em Arapiraca nesta terça-feira

Nesta terça-feira (5), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realizará uma coleta itinerante de doações de sangue na Praça Marque da Silva, localizada no bairro Centro de Arapiraca. O evento está programado para acontecer das 8h às 12h e das 13h às 16h, com o objetivo de ampliar o número de doadores e garantir o abastecimento de sangue para os hospitais da região.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), para ser um doador voluntário de sangue é necessário estar em boa saúde, ter peso igual ou superior a 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, portando a documentação necessária.

Além disso, aqueles que colocaram piercing, fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação recentemente ficam temporariamente impedidos de doar, por um período de 12 meses. O consumo de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas também desqualifica a doação de sangue.

A supervisora do Hemoal em Arapiraca, Aurélia Fernandes, ressaltou a importância de seguir algumas recomendações, como evitar alimentos gordurosos, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação e não estar grávida ou amamentando no caso das mulheres. Além disso, os doadores não podem ter contraído doenças como Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos.

É importante também respeitar um intervalo mínimo de três meses para as mulheres e dois meses para os homens antes de realizar uma nova doação de sangue. Essas medidas visam garantir a segurança dos doadores e dos receptores, mantendo a qualidade do banco de sangue do Hemoal.

A participação da comunidade nesse evento é fundamental para manter os estoques de sangue em níveis seguros e contribuir para o atendimento adequado dos pacientes que necessitam de transfusões. Doar sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo, que pode salvar vidas e fazer a diferença na saúde de muitas pessoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo