Ministério dos Direitos Humanos e Firjan firmam parceria para ampliar empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania firmou uma parceria com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio de Janeiro (Senai/RJ) com o objetivo de ampliar as oportunidades de empregabilidade e a autonomia profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade. O acordo foi assinado durante a visita do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, à Firjan, no Rio de Janeiro.

O acordo prevê o benefício de pessoas em situação de rua, egressos do sistema prisional, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social. O ministro destacou a importância de unir a pauta dos direitos humanos com a economia do país, afirmando que é fundamental garantir condições dignas para a população brasileira.

Com a parceria, o Senai fornecerá formação e qualificação profissional para os participantes, ampliando a oferta de cursos gratuitos e apresentando aos parceiros empresariais os candidatos qualificados para as vagas disponíveis. O objetivo principal é proporcionar acesso a empregos dignos para essas pessoas em situação de vulnerabilidade.

O plano de ação inclui a realização de atividades conjuntas entre o Senai e o ministério, com prazo de 30 dias para elaboração. A parceria terá duração de dois anos, durante os quais serão identificadas as temáticas prioritárias para definir os cursos a serem oferecidos gratuitamente.

A gerente de Responsabilidade Social da Firjan, Eliane Damasceno, ressaltou a expectativa de beneficiar os públicos que enfrentam maior dificuldade em acessar oportunidades de formação. O acordo faz parte do Plano Ruas Visíveis – Pelo direito ao futuro da população em situação de rua, uma iniciativa do governo federal que mobiliza 11 ministérios para atuar em sete eixos temáticos visando garantir os direitos básicos da população carente.

Essa parceria entre o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a Firjan e o Senai representa um importante passo na busca por inclusão e dignidade para os mais vulneráveis da sociedade. A expectativa é de que, através dessa cooperação, mais pessoas tenham a oportunidade de conquistar um futuro mais promissor.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo