Senado aprova projeto que isenta investidores de responsabilidade em apoio a startups emergentes e inovadoras.

Na última terça-feira (5), um projeto de lei do senador Carlos Portinho (PL-RJ) foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, e agora segue com pedido de urgência para ser votado no Plenário. O projeto em questão, o PLP 252/2023, tem como objetivo regular o apoio a empresas emergentes e inovadoras, as chamadas startups.

De acordo com o texto do projeto, esse tipo de apoio não deve ser considerado um empréstimo, nem tornar o investidor responsável por obrigações ou dívidas da startup. O relator do projeto, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), ressaltou que essa prática é amplamente utilizada em todo o mundo e que o projeto visa trazer segurança jurídica para esse tipo de investimento.

As startups têm se tornado cada vez mais importantes no cenário econômico mundial, sendo responsáveis por diversas inovações e pela geração de empregos. No entanto, muitas vezes essas empresas enfrentam dificuldades para obter financiamento, o que pode limitar seu crescimento e impactar sua sustentabilidade a longo prazo.

Com a aprovação deste projeto de lei, espera-se que mais investidores se sintam encorajados a apoiar startups, sabendo que não serão responsabilizados por eventuais dívidas ou obrigações das empresas. Isso deve incentivar o surgimento de novos negócios inovadores e contribuir para o desenvolvimento econômico do país.

A proposta agora segue para votação no Plenário do Senado, onde será discutida e, espera-se, aprovada. A regulamentação desse tipo de investimento é fundamental para garantir que as startups continuem a desempenhar um papel importante na economia e na geração de empregos no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo