Presidente Lula e presidente da Espanha assinam acordos bilaterais e discutem avanço no acordo Mercosul-UE em visita oficial.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta quarta-feira (6), o presidente da Espanha, Pedro Sánchez, em visita oficial ao Brasil. O encontro aconteceu no Palácio do Planalto e teve como principal objetivo a assinatura de acordos bilaterais em diversas áreas, como comunicações, ciência, tecnologia, inovação, administração pública e saúde. Ambos os líderes manifestaram desejo de fortalecer as relações políticas, comerciais e de investimentos entre os dois países.

Uma das questões discutidas foi o avanço das negociações do acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE). Pedro Sánchez destacou que a Espanha não é um obstáculo para a conclusão do acordo e que está ansioso para que o mesmo entre em vigor em breve. Segundo o presidente espanhol, o impacto da guerra na Ucrânia levou os países europeus a buscarem novas parcerias comerciais e a diversificarem seus investimentos.

Durante o encontro, Pedro Sánchez agradeceu a liderança do presidente Lula na promoção do acordo Mercosul-UE, enfatizando os benefícios que ele trará não apenas em termos comerciais e de investimento, mas também em aspectos sociais e ambientais. Ambos os líderes concordaram que a América Latina e a União Europeia são aliados naturais e compartilham valores como justiça social, transição verde e cooperação internacional.

Contudo, Lula destacou que uma das dificuldades para a finalização do acordo Mercosul-UE tem sido a França, por conta de seus interesses agrícolas protecionistas. O presidente brasileiro ressaltou a importância política, econômica e geográfica do acordo para os dois blocos e enfatizou a necessidade de avançar nas negociações.

Além dos acordos bilaterais e das discussões sobre o acordo Mercosul-UE, a visita de Pedro Sánchez ao Brasil também teve o objetivo de fortalecer os investimentos espanhóis no país. Com mais de mil empresas espanholas atuando no mercado brasileiro, a Espanha se consolidou como o segundo maior investidor no Brasil, com um estoque total estimado em US$ 59 bilhões.

A relação política entre Brasil e Espanha também foi abordada durante o encontro, com destaque para a defesa da democracia e a luta contra extremismos e discursos de ódio. A visita oficial de Pedro Sánchez ao Brasil reforça os laços históricos entre os dois países e a perspectiva de maior cooperação em diversos setores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo