Ícone do site Pauta Capital

Realização da 1ª Conferência de Interesse Metropolitano marca avanço do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Maceió.

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Maceió (RMM) está em andamento e sua importância para os 13 municípios da região vem sendo destacada. A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) está ativamente participando da 1ª Conferência de Interesse Metropolitano (CIM), que está reunindo diferentes agentes territoriais, públicos e privados, assim como a sociedade civil, para discutir questões relacionadas ao desenvolvimento urbano do território metropolitano.

O objetivo do evento é debater a síntese do diagnóstico estratégico, promover oficinas temáticas e realizar uma plenária para resumir as discussões do dia. A Profª. Regina Dulce Lins, coordenadora do PDUI, ressalta a importância da representação dos diversos segmentos da população para a construção do plano, que visa orientar o desenvolvimento metropolitano, reduzir desigualdades e melhorar as condições de vida da população.

A participação social é um dos eixos fundamentais do PDUI, e os agentes territoriais são representados por gestores, administradores públicos Executivos e Legislativos do estado de Alagoas e dos governos municipais da região metropolitana. A AMA, como principal interlocutora dos municípios, apoia o planejamento e defende a ampliação do mesmo para outras regiões do estado.

Além da AMA, estão presentes no evento gestores federais, estaduais, distritais e municipais, representantes de órgãos da administração direta, empresas, fundações públicas e autarquias, membros do Legislativo, do Poder Judiciário e do Ministério Público, bem como agências de fomento como CAF, CEF e BNDES.

A sociedade civil organizada também participa ativamente, com representantes de movimentos sociais, ambientais, trabalhadores, empresários, entidades sindicais e profissionais, ONGs, organismos internacionais e conselhos de classe. A diversidade de participantes demonstra o engajamento e o interesse em construir um plano de desenvolvimento urbano que contemple os diversos setores da sociedade.

Em breve, o PDUI estará disponível para apreciação e votação pelo Legislativo, e espera-se que as contribuições dos participantes da 1ª CIM tragam subsídios importantes para a construção de um plano que atenda às necessidades e anseios de toda a população da Região Metropolitana de Maceió.

Sair da versão mobile