Ícone do site Pauta Capital

Rompimentos em rede de distribuição do Sistema Coletivo do Agreste (SCA) paralisam abastecimento em Arapiraca e região durante manutenção.

Nesta terça-feira (5), o Sistema Coletivo do Agreste (SCA) precisou ser paralisado para realização de reparos em anéis da rede de distribuição que apresentaram rompimentos. Esta situação afetou o abastecimento dos bairros da parte baixa de Arapiraca, bem como outras sete cidades da região.

Os pontos onde os vazamentos surgiram foram identificados nas ruas Dom Felício de Vasconcelos, localizada no Centro, e Florêncio Apolinário, no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca. Equipes técnicas da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) estão mobilizadas para realizar os reparos necessários de forma emergencial.

A previsão da Casal é finalizar os trabalhos de manutenção ainda nesta terça-feira, permitindo assim a reativação do SCA. Com isso, o abastecimento das cidades atendidas será gradualmente restabelecido ao longo da noite e madrugada seguinte.

Além dos problemas nos anéis de distribuição, tanto o SCA quanto o Sistema Adutor do Agreste (SAA) precisaram ficar inoperantes por aproximadamente 30 minutos devido a falta de energia elétrica nas captações de água bruta e estações elevatórias, localizadas na zona rural de São Brás e de Traipu, respectivamente.

Na parte alta de Arapiraca, continua em andamento a recuperação do rompimento na adutora de 400 milímetros de diâmetro, causado por atividades de uma máquina da Prefeitura de Arapiraca em obras de macrodrenagem na Rua Maurício Pereira. A previsão é concluir os reparos até as 19h de hoje.

Após a conclusão dos trabalhos, o bombeamento de água será retomado progressivamente, podendo levar até 24 horas para normalizar o abastecimento nas áreas afetadas. A Casal disponibiliza o telefone 0800 082 0195 para informações adicionais sobre o ocorrido, com atendimento gratuito das 7h às 20h.

Sair da versão mobile