Comissão de Esporte realiza Audiência Pública sobre Dia Internacional da Síndrome de Down e combate ao capacitismo em 21 de março.

A Comissão de Esporte (CEsp) aprovou nesta semana o requerimento do senador Romário (PL-RJ) para a realização de uma audiência pública com o objetivo de debater e conscientizar sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down e a campanha “Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo”, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A reunião está marcada para o dia 21 de março, às 9h.

O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, foi escolhido devido à referência aos três cromossomos presentes no par 21, caracterizando essa condição genética. A data foi proposta pelo Brasil e aprovada por consenso pela Assembleia Geral da ONU em 2011, como destacou o senador Romário.

Diversos especialistas e personalidades foram convidados para participar da audiência pública, entre eles o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Antonio Dias Toffoli, o músico Gabriel Cheib, a professora de educação física, pilates e dança Priscila Mesquita de Almeida, a diretora de Comunicação da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down Melina Sales e a advogada Ana Figueiredo.

Além deles, também estão na lista de convidados Renato Sophia Nunes Dias, representante da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, o intérprete de Libras Gabriel Camargo, e membros da iniciativa Expedição 21 e da equipe do filme “Cócegas”.

A audiência promete trazer à tona questões importantes sobre a inclusão e a quebra de estereótipos relacionados à Síndrome de Down, além de fortalecer a conscientização sobre o tema. O evento será uma oportunidade para a sociedade refletir e aprender mais sobre as questões enfrentadas por pessoas com essa condição genética.

Este é mais um passo importante na luta por inclusão e respeito às diferenças, e a expectativa é de que a audiência seja um marco nessa discussão tão relevante para a sociedade como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo