Especial Mulher: Alunas da rede estadual quebram tabus e se destacam no esporte, olimpíadas e intercâmbio nos EUA

No último domingo, dia 07 de março de 2024, quatro alunas da rede estadual de Alagoas se destacaram por quebrarem tabus e conquistarem reconhecimento dentro e fora do estado. Esthefany, Ketilly, Luana e Lara são as protagonistas da primeira de uma série de reportagens especiais em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

As irmãs Esthefany e Ketilly Assis, que se destacam em competições de wrestling e judô, mostram que talento e determinação não têm gênero. Ambas alunas do 6º ano da Escola Estadual Teotônio Vilela, colecionam medalhas de prata e bronze nos dois esportes. Sua jornada esportiva teve início com o professor Roberto Amorim, que enxergou o potencial de Esthefany e a incentivou a treinar, logo trazendo também Ketilly para o mundo do wrestling e judô.

Com dois anos de prática nos dois esportes, as irmãs já acumulam diversas medalhas. Esthefany se destacou conquistando prata e bronze nos Jogos Escolares Brasileiros e bronze nos Jogos Mundiais Escolares em 2023, enquanto Ketilly conquistou medalha de bronze no Brasileiro Regional de Judô no ano anterior. Ambas demonstram que não existem esportes exclusivos para homens ou mulheres, e que a paixão e dedicação superam qualquer adversidade.

Lara Ilkeliane da Silva Leite, aluna da Escola Estadual Noel Nutels, conquistou uma medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas em 2023, destacando-se como a segunda alagoana a alcançar esse feito. Lara desafiou o estereótipo de que as mulheres não se interessam por matemática e ciências exatas, demonstrando que o gênero não determina a capacidade intelectual de ninguém.

Além disso, a estudante Luana Moisés, da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, participou do Programa Jovens Embaixadores nos Estados Unidos, representando Alagoas em um intercâmbio cultural e educacional. Luana ressaltou a importância de inspirar outras meninas e cooperar com a educação alheia, mostrando que o talento das estudantes alagoanas ultrapassa fronteiras.

Essas quatro alunas são exemplos de superação, determinação e habilidade, quebrando preconceitos e tabus e destacando-se em diversas áreas. Seus feitos inspiram não apenas as mulheres, mas toda a sociedade, demonstrando que o talento e a força de vontade não têm limites.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo