Programa Vida Nova nas Grotas beneficia comunidade da Jardineira com obras de infraestrutura e acessibilidade

Na última quinta-feira, dia 07/03/2024, a comunidade da Jardineira, localizada no bairro do Jacintinho, em Alagoas, foi beneficiada pelo projeto Vida Nova nas Grotas. Com um investimento de R$ 4,5 milhões do Tesouro Estadual, as obras de urbanização proporcionaram melhorias significativas na infraestrutura local.

Agora, os 2.030 habitantes da Grota da Jardineira contam com 545 metros em escadaria, canaletas, corrimãos, muros de contenção, passeios, meio-fio e pontilhão. Além disso, foi construído um acesso com 300 metros de pavimentação em paralelepípedo, facilitando o tráfego de veículos de serviços essenciais.

A moradora e comerciante Petrúcia Braga, que reside na comunidade há 45 anos, ressaltou a importância das melhorias realizadas. Ela destacou que nunca houve uma intervenção tão significativa na região, permitindo inclusive o acesso de veículos como ambulâncias, viaturas e entregas de produtos. Para ela, as obras não só beneficiam os moradores, mas também facilitam o funcionamento de seu comércio.

Antes das obras, Petrúcia relatou que sua residência era invadida pela água das chuvas, mas com os novos muros de contenção, esse problema foi resolvido. Ela expressou sua gratidão ao governo estadual por olhar para a comunidade e realizar tais trabalhos.

O projeto Vida Nova nas Grotas já beneficiou 83 grotas em Alagoas, sendo 59 concluídas e 24 em andamento. Em Maceió, 75 grotas receberam as melhorias, com 54 já inauguradas e 11 em andamento. A meta é alcançar 100 grotas apenas na capital.

Executado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), o programa conta com a parceria do ONU-Habitat. A iniciativa visa promover melhorias na mobilidade urbana para populações que residem em áreas de infraestrutura precária no estado. Com o sucesso do projeto na Jardineira, a expectativa é que mais comunidades sejam beneficiadas no futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo