Alagoas tem mais de 83 mil negócios liderados por mulheres empreendedoras, revela estudo da Juceal no Dia Internacional da Mulher.

No Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) divulgou um estudo revelando que mais de 83 mil negócios ativos no estado são liderados por mulheres empreendedoras. O levantamento inédito mapeou o cenário empresarial alagoano, destacando a presença feminina em cargos de liderança em diversos setores.

De acordo com a pesquisa, Alagoas conta com 62.938 empresárias, 24.849 sócias, 17.697 administradoras de negócio, 677 representantes e 228 diretoras, totalizando mais de 83 mil empreendimentos liderados por mulheres. Apesar da população feminina representar 52,1% do estado, apenas 30,04% dos negócios ativos são comandados por empreendedoras.

Os setores de destaque são o comércio, com 36.779 empresas, e alojamento e alimentação, com 10.018 negócios, juntos representando mais da metade das empresas lideradas por mulheres em Alagoas. Além disso, o estudo revelou detalhes como porte empresarial, natureza jurídica e distribuição geográfica dos empreendimentos.

Um exemplo de empreendedorismo feminino é o caso de Tatiana Boia, que inaugurou a Oficial Pizzas e Massas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O estabelecimento, com temática nostálgica dos anos 80 e 90, já demonstra sucesso e planos de expansão.

Outra empresária de destaque é Cynara Rocha, que trocou a advocacia pela paixão de trabalhar com sorvetes e gelatos. Seu negócio, Maria Pitanga Serraria, aberto em 2020, tem prosperado e ela já planeja expandir o cardápio e abrir novas lojas da franquia.

O presidente da Juceal, Ricardo Dória, ressaltou a importância do estudo para promover políticas públicas que incentivem e apoiam o empreendedorismo feminino em Alagoas. Com mais de 83 mil empreendimentos liderados por mulheres e uma diversificação de setores de atuação, o estado busca criar um ambiente cada vez mais propício para o desenvolvimento e crescimento das empresárias locais.

Em meio às comemorações do Dia Internacional da Mulher, as histórias de sucesso das empreendedoras alagoanas são inspiradoras e demonstram a força e determinação das mulheres no mundo dos negócios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo