Baixa adesão à vacinação contra a dengue: apenas 250 mil doses foram aplicadas de um total de 1,2 milhão distribuídas

No Brasil, a vacinação contra a dengue tem sido uma preocupação constante das autoridades de saúde, especialmente diante do aumento dos casos da doença. De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, das 1,2 milhão de doses distribuídas para 521 municípios, apenas cerca de 250 mil vacinas foram aplicadas até o momento.

Em uma entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (8), o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização, Eder Gatti, destacou que a baixa procura pela vacinação tem sido um desafio. Ele ressaltou que, apesar de 365 mil doses terem sido aplicadas, ainda há um número significativo de doses disponíveis.

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, o Ministério da Saúde decidiu estender a faixa etária para receber a vacina, incluindo agora adolescentes de 12 a 14 anos. Inicialmente, a vacina estava destinada a crianças de 10 e 11 anos, mas a falta de procura e o vencimento próximo de algumas doses levaram à decisão de ampliar o público-alvo.

A vacinação contra a dengue foi iniciada em 521 municípios considerados endêmicos para a doença. Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos foram selecionados como público-alvo devido ao alto número de hospitalizações nessa faixa etária. A vacinação é fundamental para prevenir complicações graves causadas pela dengue.

Pediatras têm alertado os pais sobre a importância da vacinação contra a dengue. A pediatra Natália Bastos ressaltou que a vacina é segura e eficaz, garantindo cerca de 80% de proteção com o esquema vacinal completo. Ela enfatizou que, mesmo com efeitos colaterais leves, como manchas no corpo ou dor, os benefícios da vacina superam os riscos de contrair a doença.

Portanto, é fundamental que os pais busquem a vacinação de seus filhos o mais rápido possível, aproveitando a disponibilidade gratuita da vacina nos centros de saúde. A prevenção é a melhor forma de evitar as complicações da dengue e garantir a saúde e bem-estar das crianças e adolescentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo