Mulheres são mais cuidadosas no trânsito de Alagoas, comprovam dados do Detran em 2023.

No dia 08 de março de 2024, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas divulgou dados que comprovam que as mulheres cometem menos infrações de trânsito no estado. De acordo com as estatísticas referentes ao ano de 2023, as mulheres foram responsáveis por 9% a menos de infrações em comparação aos homens.

Essa realidade reflete o cuidado e atenção das mulheres em relação às normas e à legislação de trânsito. Dos condutores com Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 28,41% das mulheres cometeram infrações, enquanto esse número foi de 37,16% para os homens. No total, as condutoras alagoanas foram autuadas por 53.286 infrações em 2023.

As três infrações mais cometidas pelas mulheres e registradas pelo Detran de Alagoas foram avanço de sinal, não uso do cinto de segurança e uso de calçados que não estão firmes nos pés. No estado, existem 693.397 pessoas com CNH, sendo 187.516 mulheres aptas para conduzir veículos de todas as categorias.

Para Marco Fireman, diretor-presidente do Detran, essa estatística demonstra que as mulheres têm mais respeito pelas leis de trânsito, o que também se reflete em um menor número de sinistros causados por elas. Ele ressaltou a importância das mulheres como exemplos de cuidado e atenção no trânsito, seja como condutoras, pedestres, ciclistas ou passageiras.

Em entrevista, a médica Maria Celia Pugliesi, habilitada há mais de 20 anos e mãe de duas crianças, destacou a importância de seguir todas as normas de trânsito e de cuidar da segurança dos filhos, seja no carro, a pé ou ao atravessar a rua. Esses dados evidenciam o papel fundamental das mulheres na promoção de um trânsito mais seguro e respeitoso em Alagoas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo