Prefeitura de Maceió destaca impactos positivos das políticas públicas para mulheres na capital alagoana em celebração ao Dia Internacional da Mulher

A administração liderada pelo prefeito JHC em Maceió tem se dedicado, desde 2021, a implementar políticas públicas voltadas para o acolhimento, segurança, saúde e autonomia financeira das mulheres na capital alagoana. No Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Maceió destaca o impacto positivo de suas iniciativas nos aspectos físicos, psicológicos e emocionais das mulheres da cidade.

Segundo um levantamento recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade dos empregos gerados em Maceió no ano de 2023 foram ocupados por mulheres, o que reflete o compromisso da gestão JHC com políticas públicas que estão resgatando a autoestima e dando protagonismo às mulheres da região.

O prefeito JHC ressalta que as mulheres sempre foram prioridade em sua gestão e destaca os resultados positivos alcançados até o momento. Ele destaca o esforço coletivo de diferentes secretarias para atuar em frentes de acolhimento, qualificação profissional e empregabilidade simultaneamente. JHC se emociona ao ouvir os relatos das mulheres sobre como a liberdade financeira e o apoio das políticas públicas contribuíram para o aumento da autoestima e a saída da violência doméstica.

Uma das ações pioneiras da gestão de JHC foi a implementação do 1º Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres de Maceió, seguido pela criação da Secretaria da Mulher. Essas iniciativas têm consolidado diversas ações que vêm transformando a vida das mulheres da cidade, principalmente nas áreas da Saúde, Educação e Trabalho.

Com programas como o Emprega Mulher, o Banco da Mulher Empreendedora e o Programa Economia Solidária, a Prefeitura de Maceió tem proporcionado oportunidades de qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e geração de renda para as mulheres da região. Além disso, medidas como a reserva de vagas de trabalho e o apoio a empreendedoras têm sido fundamentais para o avanço na autonomia financeira das mulheres maceioenses.

Para combater a violência doméstica, a Prefeitura de Maceió estabeleceu parcerias com o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) para oferecer suporte e proteção às mulheres vítimas de violência. A Patrulha Salve Mulher atua na Casa da Mulher Alagoana Nise da Silveira, oferecendo apoio 24 horas por dia.

Além disso, a Prefeitura reserva moradias em conjuntos habitacionais para mulheres vítimas de violência doméstica e concedeu um auxílio-aluguel para essas mulheres, antecipando a Lei Federal 14.674. A cidade também adotou o protocolo “No Callem” para acolher vítimas de assédio, promovendo a conscientização e a proteção das mulheres em eventos públicos e estabelecimentos comerciais.

Para fortalecer ainda mais as ações em prol das mulheres, o prefeito JHC sancionou a lei que criou o Fundo Municipal da Mulher, destinado a ampliar e implementar novas políticas públicas para as mulheres em Maceió. Programas como o Saúde da Gente e o Dignidade Menstrual têm beneficiado milhares de mulheres na cidade, garantindo acesso à saúde e ações de empoderamento.

Neste sentido, a Prefeitura de Maceió lança o programa EmpregaDelas, exclusivo para a empregabilidade feminina, reafirmando o compromisso da gestão JHC com a igualdade de gênero e o combate à violência contra as mulheres. As ações empreendidas têm impactado positivamente a vida das mulheres maceioenses, promovendo autonomia, segurança e bem-estar para todas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo