SMS promove ação de saúde para mulheres no Centro de Maceió como parte da campanha Março Lilás, oferecendo mamografias, testes e vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió realizou nesta sexta-feira uma ação de prevenção e promoção da saúde voltada para o público feminino no Centro da cidade. A iniciativa fez parte da programação da campanha Março Lilás, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde da mulher.

Durante todo o dia, uma equipe multiprofissional da SMS esteve presente em uma tenda montada no Centro de Maceió para oferecer uma série de serviços às mulheres que passavam pelo local. Foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, hepatite B e C, aferição da pressão arterial, vacinação e solicitações de mamografia. Além disso, foram distribuídos panfletos com informações sobre prevenção, tratamento e serviços relacionados ao câncer do colo do útero.

A coordenadora técnica da Saúde da Mulher da SMS, Suzangela Mendonça, ressaltou a importância da ação no Centro da cidade, destacando que muitas mulheres não têm disponibilidade para comparecer a uma unidade de saúde. A ação visa facilitar o acesso aos cuidados de saúde, promovendo a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do autocuidado.

Uma das mulheres atendidas pela equipe da SMS foi Welida Araújo, de 56 anos. Ela estava passando pelo Centro quando soube dos serviços oferecidos e decidiu aproveitar a oportunidade para aferir a pressão, realizar testes rápidos e solicitar uma mamografia. Para Welida, a ação foi essencial, pois facilitou o acesso aos serviços de saúde em meio à sua rotina corrida.

A ação na campanha Março Lilás teve como foco principal a promoção da saúde e o incentivo ao autocuidado das mulheres. A SMS de Maceió segue promovendo ações como essa em diferentes pontos da cidade, buscando levar informação e cuidados de saúde para todas as mulheres.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo