STF forma maioria para condenar mais 15 acusados dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, penas chegam a 17 anos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu uma decisão histórica nesta sexta-feira (8), ao formar maioria de votos para condenar mais 15 acusados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Os ministros aplicaram penas que vão de 14 a 17 anos de prisão, incluindo crimes como associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

O julgamento, realizado de forma virtual, demonstra o compromisso da Suprema Corte em garantir a justiça e a ordem democrática no país. Nesse formato, os ministros podem inserir seus votos no sistema eletrônico até o último minuto do prazo, que é 23h59.

Desde o início dos julgamentos dos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro, o STF já condenou um total de 130 réus, mostrando a determinação em responsabilizar aqueles que atentam contra a democracia e buscam minar as instituições do país.

Essa decisão reafirma a importância da democracia e do Estado de Direito, mostrando que o Brasil não tolerará tentativas golpistas ou ações que prejudiquem nossa ordem constitucional. A atuação firme do Supremo Tribunal Federal é essencial para preservar a estabilidade política e jurídica do país.

Os 15 condenados agora terão que cumprir suas penas, em um marco da justiça brasileira que busca reprimir qualquer ação que atente contra a democracia e os princípios fundamentais do Estado de Direito. A sociedade aguarda com expectativa o desfecho desse importante julgamento, que reforça a importância da atuação do Poder Judiciário na defesa da democracia e da legalidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo