Transformação e superação: moradora da grota do Estrondo, vítima de violência doméstica, busca autoestima e recomeça a vida.

Na última sexta-feira, durante a ação itinerante do programa Brota na Grota, a moradora Michele Ferreira, da grota do Estrondo, na Pitanguinha, compartilhou sua história de superação após ser vítima de violência doméstica. Mãe de dois filhos pequenos, Michele revelou que passou por episódios de agressão nas mãos de seu ex-marido, mas hoje se mostra mais confiante e determinada a mudar de vida.

Em um emocionante depoimento, Michele desabafou sobre os quatro anos de abusos que enfrentou, desde agressões verbais até físicas, chegando até mesmo ao uso de facas por parte de seu agressor. Após se separar, ela se viu em uma situação de desespero e desvalorização, mas agora está focada em cuidar de si mesma e dos filhos, buscando melhorar sua autoestima e qualidade de vida.

Durante o evento promovido pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), Michele teve acesso a diversos serviços, como o programa de aluguel social Maria da Penha, que oferece suporte a mulheres em situação de vulnerabilidade. Além disso, ela ressaltou a importância de se amar e valorizar a si mesma, como forma de superar o passado e construir um futuro mais promissor.

A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Ruany Bianca, destacou a atuação da Prefeitura de Maceió em auxiliar mulheres em situações de violência, não apenas com serviços, mas também com acolhimento e apoio psicossocial. Ela ressaltou que as ações itinerantes têm sido fundamentais para mudar a realidade das grotas da cidade e dar esperança às mulheres que buscam um recomeço.

Outra moradora beneficiada pelo programa foi Andressa Alves, também mãe de três crianças, que viu no Dia Internacional da Mulher a oportunidade de se inscrever em um curso de salgadeira, visando abrir o próprio negócio e conquistar sua independência financeira. Para ela, a iniciativa da Prefeitura de Maceió representa não apenas a realização de um sonho individual, mas a renovação da esperança de várias mulheres em situações semelhantes.

Em meio a depoimentos comoventes e histórias de superação, a ação do Brota na Grota se mostra como um importante instrumento de transformação social e empoderamento feminino, proporcionando às mulheres da comunidade a chance de reconstruir suas vidas e seguir em busca de um futuro mais digno.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo