Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo: A importância da atividade física para a saúde e bem-estar dos brasileiros em destaque.

A semana iniciou com um convite para a população se movimentar, celebrando o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo. Um estudo realizado pelo Sesi no ano passado revelou que 52% dos brasileiros não praticavam atividade física, e destacou a relação entre a prática regular de exercícios e a saúde. De acordo com a pesquisa, 72% das pessoas que se exercitavam com frequência não apresentaram problemas de saúde nos 12 meses anteriores, enquanto 42% daqueles que não praticavam atividades físicas haviam enfrentado algum problema de saúde no ano anterior.

Na segunda-feira, a renomada artista Tetê Espíndola completou 70 anos. A cantora e compositora, conhecida por sucessos como “Escrito Nas Estrelas”, foi destaque no programa Todas as Bossas da TV Brasil e participou de uma entrevista no programa Mosaico da Rádio Nacional da Amazônia. Passeando pelo mundo das rádios, na terça-feira, relembrou-se a vida e obra da atriz e dubladora Gessy Fonseca, que completaria 100 anos. Figura marcante das radionovelas, Gessy Fonseca emprestou sua voz a grandes divas da cultura mundial.

Quinta-feira foi marcada pela lembrança dos 110 anos de Carolina Maria de Jesus, escritora mineira conhecida por seu livro “Quarto de Despejo”. O trabalho de Carolina foi retratado no programa Caminhos da Reportagem, que mostrou uma faceta menos conhecida da autora, revelando sua vaidade e diversidade de produções artísticas ao longo de sua vida.

Para encerrar a semana, no dia 16, foi celebrado o Dia Nacional do Teatro do Oprimido, em homenagem ao teatrólogo Augusto Boal. Esta forma de teatro é reconhecida internacionalmente como uma ferramenta de democratização cultural. A Agência Brasil destacou relatos de jovens que participaram do projeto Teatro do Oprimido na Maré, ressaltando a importância da técnica teatral na reflexão sobre a sociedade.

Em resumo, a semana foi marcada por datas e homenagens importantes, destacando a importância da atividade física, o talento de artistas brasileiros e a relevância de manifestações culturais como o teatro na construção de uma sociedade mais consciente e inclusiva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo