Jornada Pedagógica 2024 debate caminhos curriculares para uma educação não-violenta em Maceió

Durante a Jornada Pedagógica 2024, realizada em Maceió nos dias 4, 5 e 6 de março, um dos temas em destaque foi “Caminhos curriculares para uma educação não-violenta”. O debate ocorreu em uma mesa redonda que abordou a importância dos Direitos Humanos e os caminhos pedagógicos para garantir sua efetivação na sala de aula.

A mesa contou com a participação de especialistas que discutiram questões como o combate ao racismo nas escolas, o respeito à pluralidade dos estudantes e o papel dos educadores na formação de uma escola inclusiva. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Fundepes.

Um dos pontos destacados durante a discussão foi o trabalho da Coordenação de Educação de Direitos Humanos e Cidadania da Semed, que vem desenvolvendo projetos como o Ubuntu, Escola em Cores e Aprender a Proteger, com o objetivo de promover a equidade entre os alunos e construir um ambiente seguro e saudável nas escolas.

A professora Letícia Nascimento contribuiu com suas vivências enquanto educadora negra e travesti, ressaltando a importância do acolhimento das crianças e a necessidade de os professores estarem atentos às questões que permeiam o ambiente escolar.

Outro assunto abordado na Jornada Pedagógica foi o racismo no ambiente escolar e a importância de adotar um currículo antirracista e negrocentrado. O professor Fabson Calixto ressaltou a necessidade de garantir a dignidade dos corpos considerados destoantes, promovendo práticas educacionais que reconheçam a história da ancestralidade negra.

Além disso, a atuação dos assistentes sociais nas escolas também foi destacada durante o evento. A assistente social Leila Costa enfatizou a importância do trabalho desses profissionais no auxílio às questões dos alunos, visando criar um ambiente de aprendizado saudável e inclusivo.

Os servidores que participaram da roda de conversa se mostraram engajados e otimistas em relação aos impactos das discussões promovidas na Jornada Pedagógica. Para eles, o evento foi enriquecedor e possibilitou uma ampliação da visão sobre os desafios da rede pública de ensino, contribuindo para o combate a questões como a evasão escolar e a discriminação das crianças.

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