Samu Alagoas seleciona acadêmicos para participar do Projeto Samu nas Escolas e combater trotes nas escolas públicas e privadas

No último sábado, dia 9 de março, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas deu início ao processo de seleção de acadêmicos das áreas de medicina, enfermagem e serviço social para participarem do Projeto Samu nas Escolas (PSE) deste ano. A seleção envolveu a apresentação de um tema sorteado na hora, diante de uma banca examinadora composta por profissionais do Samu e por acadêmicos participantes do projeto.

A iniciativa visa selecionar um total de 35 acadêmicos, dentre os cem inscritos. A seleção ocorreu no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió do Samu, localizada no bairro Farol, em Maceió. Segundo a enfermeira Beatriz Santana, coordenadora geral do Samu Maceió, o projeto tem contribuído significativamente para reduzir o número de trotes e para disseminar informações importantes sobre primeiros socorros.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a relevância do Projeto Samu nas Escolas, ressaltando sua importância na prevenção dos trotes e na promoção de noções básicas de primeiros socorros para crianças e adolescentes. Os acadêmicos selecionados terão a responsabilidade de produzir material didático de forma lúdica, utilizando dinâmicas, dramatizações e jogos, para ministrar palestras e aulas ao longo do ano letivo.

Para se inscrever no programa, as escolas públicas e privadas interessadas devem entrar em contato através do e-mail ssosamumaceio@gmail.com, enviando um ofício solicitando a participação. O Projeto Samu nas Escolas é uma iniciativa de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), criada em 2014 com o objetivo de combater os trotes e promover conhecimento em primeiros socorros.

A capacitação dos acadêmicos selecionados está prevista para o dia 16 de março, com aulas sobre atendimentos de urgência e emergência, estrutura administrativa do Samu e práticas de primeiros socorros. O início das atividades nas escolas está programado para o dia 22 de março, contribuindo para a formação cidadã e a disseminação de informações vitais para a população estudantil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo