Sesau alerta para aumento de mais de 53% nos casos de dengue em Alagoas, com 1.555 notificações em 2024.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em Alagoas emitiu um alerta preocupante nesta segunda-feira, dia 11 de março de 2024, sobre o aumento significativo no número de casos notificados de dengue no estado. Segundo os dados apresentados durante uma reunião realizada no auditório da Gerência de Atenção Primária (GAP) da Sesau, localizado em Maceió, o crescimento foi superior a 53% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Até o momento, foram notificados 1.555 casos de dengue em Alagoas, um número alarmante se comparado aos 1.010 casos registrados no ano passado no mesmo período. Esse aumento acende um sinal de alerta para as autoridades de saúde e para a população em geral.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, fez um apelo aos alagoanos, instando-os a dedicarem apenas 10 minutos por semana para se protegerem contra a dengue. Ele ressaltou a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que são responsáveis pela propagação da doença. Estudos indicam que cerca de 75% desses criadouros estão dentro das residências, tornando fundamental a ação preventiva de cada cidadão.

Além disso, o secretário Executivo de Vigilância em Saúde, Marcos Holanda, destacou a necessidade de intensificar as medidas de prevenção e controle da dengue. Reuniões estratégicas foram realizadas com a equipe técnica para discutir as estratégias a serem adotadas diante do aumento dos casos. Capacitações para profissionais de saúde também estão programadas, visando oferecer suporte aos municípios no combate à doença.

Diante desse cenário preocupante, a Sesau reforça a importância da colaboração de toda a população no combate à dengue, adotando medidas simples, porém eficazes, para evitar a proliferação do mosquito transmissor. A atuação conjunta de autoridades e cidadãos é fundamental para evitar uma escalada ainda maior da doença em Alagoas. Portanto, a conscientização e a ação preventiva devem ser prioridades de todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo