Unidade de Saúde do Poço promove ações educativas no Março Lilás para prevenção do câncer de colo de útero.

No último dia 11, a Unidade de Referência em Saúde (URS) Dr. Diógenes Jucá Bernardes, localizada no Poço, fortaleceu as ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na campanha de prevenção e conscientização contra o câncer de colo de útero, conhecida como Março Lilás. A equipe técnica do 2º Centro de Saúde se mobilizou para realizar uma série de serviços e ações educativas voltadas para o público feminino.

A atividade realizada na data foi definida como o Dia D da campanha no equipamento de saúde e contou com a participação de enfermeiras, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, que promoveram palestras e orientações nas salas de espera. O foco foi ressaltar a importância da prevenção, rastreio e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero. Além disso, foram oferecidos exames citopatológicos, coleta de citologia e colposcopia, testes rápidos para IST e serviços de vacinação.

A diretora do 2º Centro de Saúde, Vanessa Melo, destacou a importância do Março Lilás como uma oportunidade para intensificar a oferta de serviços voltados para a saúde e o cuidado feminino. Ela ressaltou que as mulheres devem manter a atenção à saúde e bem-estar de forma permanente, aproveitando os serviços disponíveis ao longo do ano nas unidades de saúde.

A Campanha do Março Lilás é organizada em Maceió pela Coordenação Técnica de Atenção à Saúde da Mulher e Rede Cegonha da SMS, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idoso e Cidadania (Semuc). A iniciativa visa sensibilizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero e a realização de exames preventivos.

Portanto, a mobilização da URS Dr. Diógenes Jucá Bernardes no Março Lilás demonstra o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde e de suas equipes em promover a saúde e o bem-estar das mulheres da cidade, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo