Universitários do Detran levam educação para o trânsito a alunos no Benedito Bentes em Maceió, conscientizando cerca de 300 crianças

Na última segunda-feira, dia 11 de março de 2024, mais de 300 alunos da educação básica tiveram a oportunidade de aprender sobre condutas adequadas no trânsito através do projeto Multiplicadores da Educação para o Trânsito. Essa iniciativa, fruto de um convênio entre o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), capacitou universitários de Geografia e Pedagogia para disseminarem conhecimentos sobre trânsito nas escolas.

A ação ocorreu no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) do Benedito Bentes, em Maceió, escolhido devido ao elevado número de sinistros de trânsito na região. Os estudantes se engajaram na missão de levar informações para os alunos de forma lúdica, destacando a importância do trânsito como um ambiente de compartilhamento e convívio social.

Divididos em equipes, os universitários abordaram os estudantes de diferentes faixas etárias, proporcionando atividades específicas para crianças de quatro a seis anos e para os do ensino fundamental, entre sete e 11 anos. No CMEI José Maria de Melo, por exemplo, as crianças puderam andar de bicicleta e aprender sobre as regras básicas de trânsito, enquanto na Escola Estadual José Maria de Melo, os estudantes participaram de atividades lúdicas com materiais didáticos do Detran.

Ricardo Couto, subchefe da Superintendência de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, destacou a importância do projeto, ressaltando que ao fornecer conhecimentos às crianças, elas se tornam multiplicadoras desses ensinamentos no futuro, promovendo uma conscientização no trânsito desde cedo.

O programa Multiplicadores da Educação para o Trânsito tem como objetivo capacitar estudantes de Geografia e Pedagogia para elaborar subprojetos voltados para a educação no trânsito. Desde o início da parceria entre Detran e Ufal, em 2019, o projeto já foi levado para 40 escolas, enriquecendo o acervo pedagógico das atividades educativas de trânsito em Alagoas. Ao proporcionar essa capacitação, os futuros docentes se preparam para disseminar a importância de boas condutas no trânsito para as gerações futuras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo