Campanha de Vacinação contra a Influenza tem início em Alagoas a partir do dia 25 de março, anunciado pela Secretaria de Saúde.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza terá início no dia 25 de março em Alagoas, conforme anunciado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) durante o treinamento dos coordenadores municipais de imunização da I Macrorregião de Saúde, realizado no Auditório do Instituto do Meio Ambiente (IMA), localizado no Shopping Cidade, em Maceió.

A distribuição dos imunizantes às Secretarias Municipais de Saúde começará na sexta-feira (15), seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde devido ao aumento da circulação dos vírus respiratórios no Brasil. A campanha tem como objetivo reduzir as complicações, internações e mortes decorrentes da gripe.

A ação se estenderá até o dia 31 de maio, com o Dia D de mobilização marcado para 13 de abril. O público-alvo da campanha inclui crianças de seis meses a menores de seis anos, crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, entre outros.

A técnica do Programa Nacional de Imunizações (PNI), enfermeira Isis Castro, informa que a partir de sexta-feira os municípios podem fazer a retirada dos imunizantes e iniciar a vacinação. A capacitação sobre a Estratégia de Vacinação contra a Influenza 2024 reuniu coordenadores municipais de imunização da I Macrorregião de Saúde, normatizando a operacionalização da campanha de vacinação.

Amélia Albuquerque, enfermeira do PNI/AL, enfatizou a importância da participação dos coordenadores no treinamento para esclarecer dúvidas sobre as estratégias a serem adotadas. É fundamental que o público-alvo esteja com o Cartão de Vacinação em mãos para receber a imunização.

Dessa forma, a Campanha de Vacinação contra a Influenza em Alagoas se prepara para contribuir com a redução dos impactos da gripe na população, garantindo a proteção dos grupos mais vulneráveis. A vacinação é essencial para prevenir complicações decorrentes da infecção viral aguda e para promover a saúde pública no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo