Mais de 1 milhão de pessoas em situação de rua e do campo foram atendidas por equipes de saúde em 2023, aponta Ministério da Saúde.

No ano de 2023, um total de 512.899 pessoas em situação de rua foram atendidas por equipes do Consultório na Rua, enquanto 889.397 pessoas do campo, da floresta e das águas foram assistidas por equipes de Saúde da Família Ribeirinha, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Esse número representa um avanço significativo na assistência médica prestada a essas populações vulneráveis em todo o país.

Atualmente, 309 equipes de Consultório na Rua estão credenciadas para atender pessoas em situação de rua em todos os estados brasileiros. Esse número mostra um aumento de mais de 50% em comparação a janeiro do mesmo ano, quando havia apenas 204 equipes atuando em 25 estados. Essas equipes são compostas por profissionais de diversas áreas, como agentes sociais, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros, oferecendo um atendimento multiprofissional e itinerante.

Além disso, houve avanços na assistência à população do campo, floresta e das águas, com o credenciamento de 65 novas equipes de Saúde da Família Ribeirinha em 2023, um crescimento de 27,5% em relação ao ano anterior. Atualmente, 257 equipes estão em atuação, proporcionando cuidado integral e equânime em saúde para a população que reside em áreas ribeirinhas.

O governo federal também tem investido em unidades básicas de saúde fluviais, contando com um total de 57 embarcações que conduzem as equipes de Saúde da Família. Esse número representa um aumento de 54,5% em comparação aos anos anteriores. As unidades básicas de saúde fluviais estão equipadas com tudo o que é necessário para atender a população ribeirinha da Amazônia Legal e do Pantanal Sul Mato-Grossense, garantindo o acesso dos moradores dessas regiões a atendimento médico de qualidade.

Em suma, os avanços na assistência médica para populações vulneráveis mostram o compromisso do governo em proporcionar um cuidado integral e humanizado para aqueles que mais necessitam. Essas iniciativas demonstram a importância de investir na saúde pública e na promoção do bem-estar de todos os cidadãos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo