Moradores de Óbidos, cidade ribeirinha no PA, são submetidos a exames de colonoscopia em campanha de prevenção ao câncer de intestino.

Na cidade ribeirinha de Óbidos, localizada no estado do Pará, moradores de grupos de risco entre 50 e 70 anos estão se submetendo a exames de prevenção para o câncer de intestino. A campanha Março Azul, promovida por três entidades médicas especializadas no tratamento do câncer de intestino, está realizando exames de sangue oculto nas fezes nessa população de difícil acesso, onde só se chega de barco.

Os resultados positivos dos exames estão levando os pacientes a realizar colonoscopias, o que permite identificar e tratar precocemente lesões que podem se tornar câncer no futuro. Até o momento, mais de 170 colonoscopias foram realizadas em Óbidos, sendo diagnosticados dois casos de câncer de intestino e aproximadamente 35% dos pacientes apresentaram pólipos, lesões que foram removidas durante o procedimento.

O presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), Hélio Moreira, ressaltou a importância da prevenção nesse tipo de câncer, destacando que a detecção precoce de lesões pode evitar que se desenvolva a doença. O rastreamento é essencial para identificar e tratar eventuais pólipos, que podem se transformar em câncer ao longo do tempo.

De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil registra um elevado número de casos de câncer colorretal a cada ano, com um risco estimado de 21,10 casos por 100 mil habitantes. Mais de 20 mil pessoas falecem anualmente em decorrência desse tipo de câncer, evidenciando a necessidade de ações preventivas e de conscientização.

Hélio Moreira ressaltou a importância de um programa nacional de rastreamento do câncer de intestino, que poderia reduzir custos com tratamentos e melhorar as chances de cura dos pacientes. Ele enfatizou que mais de 70% dos casos desse tipo de câncer no Brasil são diagnosticados em estágios avançados, o que torna essencial a valorização dos sintomas e a busca por um diagnóstico precoce.

A Campanha Março Azul continua a se expandir por todo o país, promovendo a conscientização sobre a prevenção do câncer de intestino e incentivando a realização de exames preventivos. Através de um estilo de vida saudável, incluindo a prática regular de exercícios físicos, alimentação balanceada e a abstenção de tabagismo e consumo excessivo de álcool, é possível reduzir os riscos dessa grave doença.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo