Procon-RJ e camara-e.net alertam sobre golpes online às vésperas do Dia do Consumidor: como se proteger e evitar prejuízos

Consumidores de todo o Brasil estão em alerta com a proximidade do Dia do Consumidor, que será comemorado na sexta-feira (15). O Procon-RJ e a Câmara Brasileira de Economia Digital (camara-e.net) estão alertando sobre os riscos de compras online, especialmente em promoções.

Durante esta semana, o Procon RJ está realizando um mutirão de negociações de débito. Na terça-feira (12), as negociações envolveram concessionárias de serviços públicos; na quarta (13) e na quinta-feira (14), bancos; e na sexta-feira empresas de telecomunicações e a Riocard Mais, de bilhetagem eletrônica. A diretora de Atendimento do Procon RJ, Evelyn Capucho, enfatizou a importância de evitar compras por impulso e de verificar a reputação das lojas e dos fornecedores.

Um dos principais cuidados com o comércio eletrônico é não clicar em links recebidos por e-mail. Gerson Rolim, coordenador dos Comitês de Meios de Pagamento e Antifraude da camara-e.net, alertou sobre os riscos de phishing, em que os consumidores podem ter seus dados roubados ao clicarem em links fraudulentos.

Rolim também destacou a evolução dos golpes baseados em inteligência artificial, como as chamadas falsas que simulam pendências em lojas conhecidas de e-commerce. Ele ressaltou a importância de desligar imediatamente e nunca repassar dados em ligações suspeitas.

Além disso, tanto Evelyn Capucho quanto Gerson Rolim enfatizaram a importância de pesquisar a reputação das lojas, evitar ofertas muito tentadoras e ficar atento aos meios de pagamento, datas de entrega e canais de comunicação pós-venda. O consumidor deve verificar se o site possui um cadeado verde de identidade, oferece diferentes formas de pagamento e manter seus softwares sempre atualizados para evitar vulnerabilidades.

Diante do crescente uso da inteligência artificial por criminosos, novas táticas de mitigação de riscos serão necessárias. O comércio eletrônico brasileiro fechou o ano passado com um faturamento expressivo, mas os riscos de fraudes continuam presentes, com diversos esquemas conhecidos pelos usuários.

Por isso, é fundamental que os consumidores estejam cada vez mais informados e atentos para garantir uma experiência segura de compras online, especialmente em períodos de promoções como o Dia do Consumidor. A prevenção e a pesquisa são essenciais para evitar possíveis golpes e prejuízos.

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