Técnicos da Sesau participam de Oficina de Preparação em Saúde Pública no bairro Jatiúca em Maceió.

Na tarde desta terça-feira, dia 12 de março de 2024, técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) de Alagoas participaram de uma importante Oficina de Preparação, Vigilância e Resposta a Emergências em Saúde Pública. O evento teve início no dia de hoje e segue até amanhã, quarta-feira, em um hotel localizado no bairro Jatiúca, em Maceió.

A oficina, promovida pelo Ministério da Saúde (MS), tem como objetivo principal fortalecer as ações de resposta às emergências em saúde pública no estado de Alagoas. Além dos gestores e técnicos da Sesau, participam do evento representantes de órgãos da gestão pública locais, como a Defesa Civil e as administrações municipais.

O secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesau, o médico Marcos Holanda, marcou presença na abertura da oficina em nome do titular da pasta, o médico Gustavo Pontes de Miranda. Holanda destacou a importância do evento para a discussão e elaboração de estratégias que possam preparar os gestores e técnicos estaduais e municipais para agir com eficiência durante situações de emergência em saúde pública.

Durante a oficina, a assessora técnica do Ministério da Saúde, Rayana de Castro, ressaltou a importância da integração entre unidades de saúde, centros de vigilância em saúde, defesa civil, forças de segurança e áreas técnicas das administrações públicas para atuação conjunta na detecção e resposta a emergências em saúde pública, sejam elas de origem epidêmica ou causadas por desastres naturais.

A participante Waldinéia Maria da Silva, gerente de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis da Sesau, destacou a colaboração e integração entre as esferas de atendimento como elementos fundamentais para o enfrentamento bem-sucedido das emergências em saúde.

Neste sentido, a oficina representa uma importante oportunidade para que os profissionais envolvidos possam entender melhor seus papéis e atuarem de forma integrada em situações de crise, visando sempre a melhor assistência à população em casos de emergência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo