Ambulatório Estadual de Endometriose completa um ano com mais de 500 atendimentos realizados no Hospital da Mulher em Maceió.

O Ambulatório Estadual de Endometriose, localizado no Hospital da Mulher, no bairro Poço, em Maceió, completou um ano de funcionamento com um total de mais de 500 atendimentos realizados. Inaugurado no Dia Internacional da Mulher, o ambulatório é o primeiro da Rede Pública de Saúde do Estado voltado especificamente para o tratamento da endometriose.

Durante seu primeiro ano de atividade, o Ambulatório de Endometriose registrou 517 atendimentos, sendo 451 em 2023 e 66 nos dois primeiros meses de 2024. A unidade conta com um atendimento multiprofissional, composto por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas, buscando oferecer um tratamento completo e especializado para as pacientes.

O acesso ao serviço é realizado através das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), gerenciadas pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), que fazem o agendamento por meio do Sistema de Regulação Estadual (Sisreg). O ambulatório atende às segundas-feiras e tem capacidade para assistir 24 pacientes por dia.

A endometriose é uma doença que afeta o tecido de revestimento interno do útero, se implantando e crescendo em outros órgãos, como ovários, trompas, bexiga e intestinos. Ela é caracterizada pelas células que respondem a hormônios femininos e geralmente causa sintomas como dores intensas e infertilidade, impactando negativamente na qualidade de vida das mulheres afetadas.

O secretário de Estado da Saúde, Dr. Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância de oferecer um acompanhamento multiprofissional para as pacientes com endometriose, visando sempre minimizar os impactos da doença e proporcionar um tratamento completo e humanizado.

Com um ano de funcionamento e mais de 500 atendimentos realizados, o Ambulatório Estadual de Endometriose se destaca como um importante recurso de saúde para as mulheres de Maceió e região, garantindo um atendimento especializado e de qualidade para o tratamento dessa patologia tão delicada e complexa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo