Coordenador da Defesa Civil de Maceió esclarece medidas preventivas em entrevista à CPI sobre caso Braskem e desmentido de fake news.

O coordenador da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, foi entrevistado nesta quarta-feira (13) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o caso Braskem. Durante a entrevista, Nobre destacou as ações preventivas tomadas pela Prefeitura de Maceió para lidar com os problemas decorrentes da mineração na região.

Segundo o coordenador, a Prefeitura conta com uma equipe técnica especializada composta por geógrafos, geólogos, agrimensores, meteorologistas e engenheiros, totalizando 117 colaboradores. Essa equipe é responsável por monitorar a região afetada, detectando qualquer movimentação do solo em milímetros. O monitoramento tem como principal objetivo proteger a vida das pessoas e agir de forma preventiva.

Para monitorar as minas, a Defesa Civil utiliza 77 receptores do Sistema Diferencial de Navegação Global por Satélite (DGNSS), 26 sismógrafos que mensuram os microssismos na região, 10 piezômetros para medir a pressão e temperatura dentro das cavidades, 4 inclinômetros para medir a angulação das cavidades, 13 tiltímetros para variações e inclinações do ângulo e 3 pluviômetros para medir o volume de chuva.

Durante a entrevista, Nobre também esclareceu a fake news de que Maceió está desabando, destacando que os problemas decorrentes da mineração afetam apenas cerca de 0,58% do território municipal. Ele ressaltou ainda que, apesar dos desafios provocados pelas chuvas, desde 2021, com um planejamento mais eficiente e maior monitoramento, não houve registro de vítimas fatais durante os períodos chuvosos.

Nobre enfatizou o trabalho preventivo realizado pela Defesa Civil Municipal, que tem contribuído para minimizar os riscos e garantir a segurança da população. Ele também destacou que a equipe está preparada para lidar com outros possíveis problemas que possam surgir, reafirmando o compromisso da Defesa Civil em proteger a vida dos maceioenses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo