Fiscais do Ministério do Trabalho realizam operação de fiscalização no Porto do Rio de Janeiro em busca de irregularidades trabalhistas

Nesta quarta-feira (13), uma operação de fiscalização denominada Porto Seguro está sendo realizada por fiscais do Ministério do Trabalho no Porto do Rio de Janeiro. Com a presença de aproximadamente 50 fiscais, a ação foi desencadeada após denúncias de possíveis desrespeitos às leis trabalhistas no local.

A coordenadora da operação, Bárbara Rigo, informou que os auditores estão verificando as condições de trabalho das operações portuárias, com ênfase não apenas na segurança e saúde do trabalho, mas também nas formas de contratação dos trabalhadores, possíveis fraudes na relação de emprego e no controle da jornada de trabalho.

Os fiscais foram divididos em dois grupos para abordar a situação de diferentes setores. Enquanto um grupo fiscaliza as instalações dentro do porto, outro está encarregado de verificar a situação das transportadoras por meio da abordagem dos caminhões que entram e saem do local.

A auditora fiscal do trabalho destacou a importância da fiscalização não apenas em relação à legislação aplicável aos veículos, mas também nas condições de trabalho dos motoristas dos caminhões. Caso sejam identificadas infrações, multas podem ser aplicadas ou até mesmo interdições de instalações podem ser realizadas.

A operação Porto Seguro é mais um esforço do Ministério do Trabalho para garantir o cumprimento das leis trabalhistas e assegurar um ambiente de trabalho digno e seguro para os profissionais do Porto do Rio de Janeiro. A atuação dos fiscais visa combater irregularidades e garantir a proteção dos direitos dos trabalhadores envolvidos nas operações portuárias. Este tipo de ação é fundamental para coibir práticas abusivas e promover o respeito às leis trabalhistas no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo