Minas Gerais registra 71 mortes por dengue e 20 por chikungunya; casos de zika em queda e alerta para emergência em saúde

O estado de Minas Gerais enfrenta uma grave situação de saúde pública devido ao aumento significativo de casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Dados da Secretaria de Saúde apontam que, desde o início do ano, já foram registradas 71 mortes confirmadas por dengue e 324 em investigação. Além disso, 20 mortes causadas pela chikungunya, outra arbovirose transmitida pelo mesmo mosquito, foram confirmadas.

De acordo com informações divulgadas pela pasta, até o momento foram contabilizados 535.071 casos prováveis de dengue, dos quais 194.346 foram confirmados. Já em relação à chikungunya, foram notificados 51.652 casos prováveis, com 32.505 confirmações da doença. A letalidade da dengue é de 2,29% sobre os casos graves ou com sinais de alarme, enquanto a letalidade da chikungunya é de 0,06% sobre os casos confirmados.

Diante do cenário preocupante, Minas Gerais decretou emergência em saúde pública no final de fevereiro. A situação se agrava com a notificação de 122 casos prováveis de zika até o dia 11 de março, com pelo menos 14 confirmações. É importante ressaltar que desde 2018 não são registrados casos confirmados de zika por métodos diretos de identificação viral no estado.

No entanto, segundo o Ministério da Saúde, há indícios de desaceleração de casos de dengue em algumas regiões, incluindo Minas Gerais e Distrito Federal, onde a epidemia começou primeiro. A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, destacou que há uma queda de casos nas últimas semanas, mas a situação continua sendo monitorada de perto.

Até o momento, nove estados brasileiros já decretaram emergência de saúde pública devido à explosão de casos de dengue, inclusive Minas Gerais. A situação preocupa as autoridades de saúde, que buscam intensificar as ações de prevenção e controle do mosquito transmissor, visando conter a propagação das doenças e proteger a população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo