Técnicos do IMA e Cria promovem iniciativa de educação ambiental em creche de Pilar

Na última segunda-feira (11), técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) estiveram presentes no Centro de Educação Infantil (CEI) Gilmar Gomes Ribeiro Santos, localizado em Pilar. A visita tinha como principal objetivo apresentar o projeto Cultivar Água Cria Vida, que tem como propósito oferecer um curso de formação em gestão da água para os profissionais das creches Cria, incentivando também a comunidade escolar a se envolver em práticas sustentáveis e educação ambiental.

O projeto, fruto de uma parceria entre o IMA e a Secretaria da Primeira Infância, impacta diretamente cerca de 200 crianças que frequentam o CEI. As formações realizadas visam entender e avaliar a disponibilidade de água na instituição, além de promover uma reflexão sobre o ciclo da água nas escolas e nas residências da equipe educacional e dos usuários, incentivando hábitos de consumo mais sustentáveis e alinhando as ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

No segundo momento formativo em Pilar, 27 participantes, incluindo professoras, coordenadoras e demais funcionários do CEI, estiveram presentes após a assinatura de adesão ao projeto. As próximas etapas serão realizadas em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com foco na produção de óleos essenciais e sabão ecológico, destacando a importância do ciclo da água.

Durante o evento, foram compartilhadas práticas pedagógicas que serão desenvolvidas com as crianças e seus familiares, incluindo conhecimentos sobre as propriedades farmacológicas das espécies que serão cultivadas na horta da creche, como o boldo, babosa, manjericão e hortelã. O objetivo é promover a conscientização sobre a importância da preservação dos recursos naturais e do uso sustentável da água no dia a dia.

O projeto Cultivar Água Cria Vida visa, portanto, não apenas formar os profissionais das creches, mas também envolver toda a comunidade escolar em práticas sustentáveis e educativas, contribuindo para a construção de um futuro mais consciente e responsável com o meio ambiente.

*Texto produzido sob supervisão.

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