Crescimento da SRAG em todas as faixas etárias preocupa Fiocruz, revela novo Boletim InfoGripe divulgado nesta quinta-feira.

Um novo Boletim InfoGripe foi divulgado nesta quinta-feira pela renomada Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), trazendo dados alarmantes sobre o aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em diversas regiões do Brasil e em todas as faixas etárias analisadas. De acordo com a Fiocruz, esse cenário preocupante é resultado da circulação de diferentes tipos de vírus no território nacional, incluindo o Sars-CoV-2 (covid-19), influenza (gripe), vírus sincicial respiratório (VSR) e rinovírus.

O estudo, referente à Semana Epidemiológica (SE) 10, revela um crescimento significativo de casos de SRAG por covid-19 nos estados do Centro-Sul, além de um aumento dos casos de SRAG por influenza A em estados do Nordeste, Sudeste e Sul. Em análise realizada até o dia 11 de março, a Fiocruz aponta uma desaceleração do crescimento de SRAG em idosos nos estados de Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo.

O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, destacou a preocupação com o aumento de casos em crianças de até dois anos de idade, principalmente causados pelo VSR. Além disso, o crescimento da incidência de SRAG por influenza em crianças, pré-adolescentes e idosos também é um ponto de atenção. A mortalidade de SRAG tem sido mais expressiva entre os idosos, com destaque para os casos de covid-19.

O boletim aponta que 24 estados brasileiros apresentam indícios de crescimento de SRAG, com evidências de aumento de casos em 20 capitais. Esses dados refletem uma tendência de expansão da doença tanto a longo quanto a curto prazo. Já em relação aos óbitos causados pela SRAG, foram registrados até o momento 1.218 casos, com a maioria (90,9%) relacionada ao Sars-CoV-2.

Em resumo, os números apresentados pela Fiocruz são preocupantes e reforçam a importância das medidas de prevenção e controle da disseminação desses vírus respiratórios. A população deve estar atenta e seguir as orientações das autoridades de saúde para evitar o aumento dos casos de SRAG no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo