Gestores municipais têm até sexta-feira para atualizar dados no Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico, alerta CNM.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) está fazendo um alerta importante aos gestores municipais em relação à atualização de dados no Sistema Nacional de Informações de Saneamento Básico (Sinisa). De acordo com a CNM, os gestores que são responsáveis pelos serviços públicos têm um prazo que se encerra nesta sexta-feira, 15 de março, para realizar a atualização das informações. O Sinisa foi implementado como substituto do antigo Sistema Nacional de Informações (Snis), o qual teve suas atividades encerradas no ano de 2023.

É válido ressaltar que, mesmo que os Municípios já possuam cadastro no Snis, é fundamental que realizem a atualização do cadastro presente no Portal do Ministério das Cidades. Para cada área específica do saneamento, como abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e manejo de águas pluviais, existem formulários distintos a serem preenchidos. Estes formulários incluem cinco blocos para preenchimento, sendo recomendado que os gestores reúnam as informações necessárias antecipadamente. Os cinco blocos exigem informações como identificação do Estado/Município, do Setor/Órgão responsável pela informação, do Dirigente do Setor/Órgão responsável, do responsável pelo preenchimento dos formulários do Sinisa, e do responsável substituto pelo preenchimento dos formulários.

A atualização dos dados no Sinisa é de extrema importância para garantir a qualidade dos serviços de saneamento básico prestados à população. Portanto, é essencial que os gestores municipais estejam atentos ao prazo estipulado para a atualização e sigam as orientações fornecidas pela CNM. Mantenha-se informado sobre as últimas notícias na área de saneamento básico com a Agência CNM de Notícias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo