Mutirão de combate à dengue em Penedo é realizado com sucesso pela Prefeitura e conta com a participação da comunidade

Na luta contra a dengue, a Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), realizou um importante mutirão na Vila Matias, nesta quarta-feira (13). Os Agentes de Combate às Endemias da SEMS visitaram as residências em busca de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O trabalho dos ACEs foi fundamental para conscientizar os moradores sobre a importância de eliminar locais com água parada, que são propícios para a proliferação do mosquito. Além disso, foram realizadas a aplicação de larvicidas e a remoção de oito focos encontrados durante o mutirão. Um caminhão da Secretaria de Serviços Públicos foi utilizado para recolher todo o material que poderia servir como criadouro do mosquito.

A ação não se limitou apenas à eliminação dos focos, mas também à orientação dos moradores sobre como prevenir a proliferação do Aedes aegypti. O próximo mutirão está agendado para o dia 27 de março, no Centro da cidade, e a SEMS conta com a colaboração da população para permitir a vistoria dos quintais pelos agentes de saúde.

É essencial que os moradores estejam atentos aos sintomas da dengue, que incluem febre, dor de cabeça, mal-estar, fraqueza e manchas vermelhas no corpo. Em caso de suspeita, é importante procurar um posto de saúde próximo ou a UPA 24 horas para receber o atendimento adequado.

O trabalho realizado pela SEMS é fundamental para manter os índices de dengue baixos no município de Penedo, demonstrando o compromisso da Prefeitura em proteger a saúde da população. A contribuição de todos é essencial para combater essa doença que representa um grave problema de saúde pública.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo