Necessidade de políticas públicas para prevenir doenças renais é destacada em sessão solene na Câmara dos Deputados

Na última sessão solene realizada na Câmara dos Deputados, diversos participantes ressaltaram a importância de políticas públicas voltadas para a prevenção de doenças renais. Especialistas presentes no evento destacaram que a realização de um simples exame de sangue para detectar os níveis de creatinina pode evitar a progressão de quadros graves que, se não tratados, podem levar à necessidade de hemodiálise e até mesmo à morte.

Durante o debate, os especialistas enfatizaram que medidas como o controle da pressão arterial e do diabetes também são fundamentais na prevenção de doenças renais. Segundo a diretora da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Patrícia Ferreira de Abreu, cerca de 70% dos pacientes que necessitam de diálise no Brasil apresentam quadros de doença renal crônica decorrentes do descontrole do diabetes e da pressão arterial.

Atualmente, estima-se que 157 mil pessoas realizam diálise no país, e anualmente cerca de 148 mil novos pacientes necessitam desse tratamento. O deputado Vinicius Carvalho, responsável pelo requerimento da solenidade, ressaltou a dificuldade de acesso ao tratamento, destacando que a diálise se torna a única opção viável quando o problema renal se torna irreversível.

O parlamentar também destacou que no Brasil existem 830 unidades de diálise, sendo que 83% dos tratamentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, apenas 7% dos municípios possuem clínicas de diálise, o que corresponde a 400 cidades em um total de 5.700 municípios no país.

Vinicius Carvalho ressaltou os sacrifícios enfrentados pelos pacientes em busca de tratamento, que muitas vezes precisam percorrer longas distâncias para ter acesso às máquinas de diálise. O deputado questionou a ausência do exame de creatinina nos protocolos de saúde pública e destacou a importância da detecção precoce das doenças renais.

Por fim, a sessão solene também foi uma homenagem ao Dia Mundial do Rim, celebrado anualmente na segunda quinta-feira do mês de março. A data foi criada com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de doenças renais e divulgar formas de cuidado e tratamento adequados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo