Adriana Ventura propõe adiamento da Lei da Igualdade Salarial para 2026 visando transição eficaz nas empresas com mais de 100 funcionários.

Na última sexta-feira, dia 15 de março de 2024, a Câmara dos Deputados deu início à análise do Projeto de Lei 500/24, que propõe o adiamento da entrada em vigor de um dispositivo da Lei da Igualdade Salarial para o dia 1º de janeiro de 2026. Essa medida impacta diretamente a determinação de que empresas com mais de 100 empregados devem publicar relatórios de transparência salarial de forma semestral.

A Lei da Igualdade Salarial, em vigor desde julho do ano passado, passará por uma alteração caso o PL 500/24 seja aprovado. De acordo com a proposta, os relatórios de transparência salarial deverão incluir os critérios remuneratórios das empresas, o que representa uma mudança significativa nos processos internos das organizações.

A deputada Adriana Ventura, autora do projeto, destacou a importância do adiamento para garantir uma transição suave e eficaz para as empresas. Segundo ela, essa prorrogação permitirá que as empresas realizem as adequações necessárias em suas políticas de recursos humanos e sistemas de gestão, evitando possíveis penalidades e assegurando a conformidade com a nova legislação.

A proposta de adiamento do dispositivo da Lei da Igualdade Salarial seguirá uma tramitação que inclui a análise pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, de Trabalho e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Essa tramitação tem caráter conclusivo, o que significa que o projeto será votado apenas por essas comissões específicas, podendo seguir diretamente para aprovação sem a necessidade de deliberação do Plenário.

A reportagem sobre esse tema foi realizada por Lara Haje e a edição ficou por conta de Rodrigo Bittar. A discussão em torno do adiamento da entrada em vigor do dispositivo da Lei da Igualdade Salarial promete gerar debates e reflexões importantes sobre questões relacionadas à transparência salarial e igualdade de gênero no mercado de trabalho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo